Números sobre jogos e crowdfunding no Brasil que você não costuma ver por aí

É difícil achar quem curta jogos (digitais ou físicos) que não saiba o que é financiamento coletivo. No Brasil desde 2011 e no mundo desde 2008/2009, as plataformas de crowdfunding tem permitido que inúmeros novos jogos saiam da gaveta ao aproximar criadores e público, que financiam os jogos que eles querem ver (e ter) no mundo.

Aqui no Catarse, Jogos é a 8ª maior categoria (em valor captado para projetos financiados). Ao todo, até o início de 2016, 118 projetos iniciaram uma campanha, 41 foram bem-sucedidos, levantando R$1,9 milhão junto a 15.323 apoiadores.

A primeira campanha de jogo a chamar a atenção no Brasil foi da Galápagos Jogos, com o Summoner Wars, em abril de 2012. A maior captação em plataformas brasileiras é a do A Lenda do Herói, dos Castro Brothers, que levantou R$258.587 com 6052 pessoas.

Esse post foi feito pra trazer novas análises e ajudar os desenvolvedores de jogos a montarem uma campanha de financiamento coletivo de sucesso. Reunimos os dados dos 36 jogos bem-sucedidos que captaram pelo menos R$5.000.

Os diferentes números dos diferentes tipos de jogos

Para conseguir dados mais precisos, dividimos os jogos em 4 principais categorias: Jogos Digitais, Boardgames, Card games, RPG (livros).

Aproveitamos para levantar informações sobre as metas e os valores captados e observar as diferenças que aparecem entre as categorias.

grafico-02

Os Card games se destacam por serem campanhas de metas menores (R$12.000), mas são as que costumam ter a maior porcentagem de arrecadação (215%).

Já os Jogos Digitais, que muitas vezes exigem uma grande equipe (e um alto custo) pra serem desenvolvidos, tem uma meta maior, mas não costumam superar muito mais do que foi pedido (118%).

Os Board games bem-sucedidos costumam ser muito bem-sucedidos, sendo a categoria com a maior mediana de valor captado (R$53.541,00).

Os RPGs são destaque por serem a categoria com o maior número de projetos financiados (13), com 4 jogos sendo financiados todos os anos, desde 2013. A empresa de maior destaque é a New Order, que já teve 4 projetos financiados, levantando no total R$230.000.

O começo e o fim da campanha: onde você não pode errar

Quando fizemos esse post para ajudar os realizadores a saberem se sua campanha está indo bem, vimos que os projetos de sucesso chegavam, em média, a 36% no final da segunda semana.

Olhando só a categoria de Jogos, conseguimos ver que a situação é um pouco diferente. Esse número tem que ser atingido na primeira semana (e se for card game ou boardgame, a porcentagem da meta arrecadada na primeira semana deve ser ainda maior)!

grafico-1 (1)

Tanto os Card games como os Boardgames financiados captam, em média, 70% da meta na primeira semana. Nos Jogos Digitais esse valor é de 36%, enquanto para os RPGs é de 40%.

Esse dado é fundamental para quem está planejando uma campanha e mostra o peso e a importância do que você faz antes de iniciar a arrecadação. Na verdade, uma campanha de crowdfunding começa muito antes do projeto estar online. É normal ouvirmos histórias de sucesso que levaram 1 ano entre o desenvolvimento do produto e o início da campanha de financiamento.

O Warzoo é o projeto que mais captou em relação à meta na primeira semana: incríveis 238%. A Lenda do Herói foi a campanha que mais captou na 1ª semana: R$109.483.

Mas a reta final de uma campanha também é importante. É o momento onde você deve garantir que todo mundo que tenha se interessado pelo seu jogo participe do financiamento. Não é à toa que boa parte das arrecadações também aconteçam na reta final.

Sem muitas diferenças entre cada tipo de projeto, os jogos costumam captar 34,05% do total arrecadado na última semana. Esse valor é ainda maior do que a média do que é arrecadado na 1ª semana: 26% (reparem que no início desta seção o número que eu tinha passado era da porcentagem frente a meta, aqui estamos falando da porcentagem sobre o total captado).

Resumindo: a 1ª semana é fundamental para você bater a meta; a última é essencial para você ter uma captação extrapolando metas adicionais.

Conte-me mais sobre esses tais apoiadores

Apoiadores são os parceiros dos realizadores nos projetos (ok, isso todo mundo sabe). Mas o importante é lembrar que eles são movidos a um combustível que tem 3 principais componentes: um bom jogo (e bem apresentado!), uma ótima oferta (tem que valer a pena) e uma experiência infalível no pós-campanha (receber o jogo impecavelmente).

E esses componentes não são só importantes para o seu projeto, mas para o ecossistema de jogos como um todo. Se a pessoa teve uma boa experiência, a probabilidade dela voltar é maior.

Ano após ano tem crescido a participação de apoiadores recorrentes (gente que já apoiou pelo menos 1 outro projeto no Catarse) nas campanhas de jogos.

grafico-03

Uma dica valiosa a partir desses dados é a de construir parcerias com outros realizadores (que estão com projetos no ar ou já financiados) e vocês fazerem uma divulgação cruzada de seus produtos. Cada um manda uma novidade contando para a sua rede do outro projeto (claro, se vocês acharem que o seu público também vai gostar do outro jogo). Essa é uma prática comum em financiamento coletivo fora do Brasil, mas que ainda é pouco utilizada por aqui.

O Catarse tá diferente: 10 melhorias na plataforma que (talvez) você nem sabia

Muita gente que já teve (ou participou) de uma campanha ao longo de 2012, 2013, 2014 e até 2015 não sabe que a cada dia o Catarse é um Catarse novo. Nosso time de Produto trabalha diariamente pra oferecer uma experiência melhor para os usuários.

Se você não tem acompanhado o desenvolvimento do site, aí vão as principais novidades dos últimos anos:

1 - Apoios parcelados em até 3x sem juros (estamos estudando a possibilidade de oferecer até 6x, mas aí teria que ser tudo com juros)

Captura de Tela 2016-03-03 às 10.47.27.png

 

2 - Repasse é feito direto na conta bancária do realizador (sem intermediários como Moip e Paypal)

3 - Repasse é feito em até 10 dias úteis a partir do último dia de captação

4 - Editor de projetos com uma usabilidade bem melhor

Captura de Tela 2016-03-03 às 10.46.14.png

 

5 - Maior responsividade no mobile (hoje 30% dos apoios são feitos pelo celular)

6 - Dashboard de campanha pra acompanhar a evolução da arrecadação dia-a-dia

7 - Tabela de origem de apoios e a possibilidade criar links referenciados específicos pra saber como cada ação de marketing está convertendo para a campanha

Captura de Tela 2016-03-03 às 10.49.59.png

8 - Você define o momento que o seu projeto vai ser publicado

9 - Não existem mas os créditos do Catarse e os reembolsos são feitos de forma automática caso o projeto não bata a meta nas campanhas Tudo ou Nada.

10 - Catarse flex: para quem vai fazer um projeto acontecer de qualquer jeito e coseguirá entregar as recompensas independente do valor captado (recomendado para eventos, compras sob demanda de jogo já existente).

O que mais preciso saber?

Não bastasse essa enxurrada de informações, separamos alguns materiais chave para você se aprofundar e planejar sua campanha de financiamento coletivo:

1 - 6 dicas do pessoal da AceStudios, criadores do Warzoo

2 - Duas décadas de experiência em marketing em 6 dicas de planejamento de campanha, do Ivan Costa (sócio da CCXP)

3 - Atingir a meta não é o fim da campanha! O que são e como usar as metas estendidas

4 - Como usar o Facebook Ads na sua campanha de crowdfunding

5 - Pesquisa Retrato do Financiamento Coletivo no Brasil

6 - Role os Dados: Design e Marketing no Financiamento Coletivo de Jogos, do Davi Rodrigues, criador da campanha do card game Cidade Dorme.

Tenha acesso aos dados usados nesse post

Sabendo que tem gente que gostaria de investigar ainda mais o cenário brasileiro de jogos e financiamento coletivo, resolvemos disponibilizar os dados brutos que foram utilizados para este post por aqui.

Que outras informações vocês gostariam de saber do mundo dos jogos em financiamento coletivo? Deixem seus comentários para, quem sabe, nutrirmos esse post com ainda mais informações.

 
Diego Reeberg
Adepto voraz do mecenato digital e viciado em Calvino e Saramago, gosta de vasculhar coisas bonitas e pessoas talentosas nos cantos empoeirados da internet.

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Números sobre jogos e crowdfunding no Brasil que você não costuma ver por aí

É difícil achar quem curta jogos (digitais ou físicos) que não saiba o que é financiamento coletivo. No Brasil desde 2011 e no mundo desde 2008/2009, as plataformas de crowdfunding tem permitido que inúmeros novos jogos saiam da gaveta ao aproximar criadores e público, que financiam os jogos que eles querem ver (e ter) no mundo.

Aqui no Catarse, Jogos é a 8ª maior categoria (em valor captado para projetos financiados). Ao todo, até o início de 2016, 118 projetos iniciaram uma campanha, 41 foram bem-sucedidos, levantando R$1,9 milhão junto a 15.323 apoiadores.

A primeira campanha de jogo a chamar a atenção no Brasil foi da Galápagos Jogos, com o Summoner Wars, em abril de 2012. A maior captação em plataformas brasileiras é a do A Lenda do Herói, dos Castro Brothers, que levantou R$258.587 com 6052 pessoas.

Esse post foi feito pra trazer novas análises e ajudar os desenvolvedores de jogos a montarem uma campanha de financiamento coletivo de sucesso. Reunimos os dados dos 36 jogos bem-sucedidos que captaram pelo menos R$5.000.

Os diferentes números dos diferentes tipos de jogos

Para conseguir dados mais precisos, dividimos os jogos em 4 principais categorias: Jogos Digitais, Boardgames, Card games, RPG (livros).

Aproveitamos para levantar informações sobre as metas e os valores captados e observar as diferenças que aparecem entre as categorias.

grafico-02

Os Card games se destacam por serem campanhas de metas menores (R$12.000), mas são as que costumam ter a maior porcentagem de arrecadação (215%).

Já os Jogos Digitais, que muitas vezes exigem uma grande equipe (e um alto custo) pra serem desenvolvidos, tem uma meta maior, mas não costumam superar muito mais do que foi pedido (118%).

Os Board games bem-sucedidos costumam ser muito bem-sucedidos, sendo a categoria com a maior mediana de valor captado (R$53.541,00).

Os RPGs são destaque por serem a categoria com o maior número de projetos financiados (13), com 4 jogos sendo financiados todos os anos, desde 2013. A empresa de maior destaque é a New Order, que já teve 4 projetos financiados, levantando no total R$230.000.

O começo e o fim da campanha: onde você não pode errar

Quando fizemos esse post para ajudar os realizadores a saberem se sua campanha está indo bem, vimos que os projetos de sucesso chegavam, em média, a 36% no final da segunda semana.

Olhando só a categoria de Jogos, conseguimos ver que a situação é um pouco diferente. Esse número tem que ser atingido na primeira semana (e se for card game ou boardgame, a porcentagem da meta arrecadada na primeira semana deve ser ainda maior)!

grafico-1 (1)

Tanto os Card games como os Boardgames financiados captam, em média, 70% da meta na primeira semana. Nos Jogos Digitais esse valor é de 36%, enquanto para os RPGs é de 40%.

Esse dado é fundamental para quem está planejando uma campanha e mostra o peso e a importância do que você faz antes de iniciar a arrecadação. Na verdade, uma campanha de crowdfunding começa muito antes do projeto estar online. É normal ouvirmos histórias de sucesso que levaram 1 ano entre o desenvolvimento do produto e o início da campanha de financiamento.

O Warzoo é o projeto que mais captou em relação à meta na primeira semana: incríveis 238%. A Lenda do Herói foi a campanha que mais captou na 1ª semana: R$109.483.

Mas a reta final de uma campanha também é importante. É o momento onde você deve garantir que todo mundo que tenha se interessado pelo seu jogo participe do financiamento. Não é à toa que boa parte das arrecadações também aconteçam na reta final.

Sem muitas diferenças entre cada tipo de projeto, os jogos costumam captar 34,05% do total arrecadado na última semana. Esse valor é ainda maior do que a média do que é arrecadado na 1ª semana: 26% (reparem que no início desta seção o número que eu tinha passado era da porcentagem frente a meta, aqui estamos falando da porcentagem sobre o total captado).

Resumindo: a 1ª semana é fundamental para você bater a meta; a última é essencial para você ter uma captação extrapolando metas adicionais.

Conte-me mais sobre esses tais apoiadores

Apoiadores são os parceiros dos realizadores nos projetos (ok, isso todo mundo sabe). Mas o importante é lembrar que eles são movidos a um combustível que tem 3 principais componentes: um bom jogo (e bem apresentado!), uma ótima oferta (tem que valer a pena) e uma experiência infalível no pós-campanha (receber o jogo impecavelmente).

E esses componentes não são só importantes para o seu projeto, mas para o ecossistema de jogos como um todo. Se a pessoa teve uma boa experiência, a probabilidade dela voltar é maior.

Ano após ano tem crescido a participação de apoiadores recorrentes (gente que já apoiou pelo menos 1 outro projeto no Catarse) nas campanhas de jogos.

grafico-03

Uma dica valiosa a partir desses dados é a de construir parcerias com outros realizadores (que estão com projetos no ar ou já financiados) e vocês fazerem uma divulgação cruzada de seus produtos. Cada um manda uma novidade contando para a sua rede do outro projeto (claro, se vocês acharem que o seu público também vai gostar do outro jogo). Essa é uma prática comum em financiamento coletivo fora do Brasil, mas que ainda é pouco utilizada por aqui.

O Catarse tá diferente: 10 melhorias na plataforma que (talvez) você nem sabia

Muita gente que já teve (ou participou) de uma campanha ao longo de 2012, 2013, 2014 e até 2015 não sabe que a cada dia o Catarse é um Catarse novo. Nosso time de Produto trabalha diariamente pra oferecer uma experiência melhor para os usuários.

Se você não tem acompanhado o desenvolvimento do site, aí vão as principais novidades dos últimos anos:

1 - Apoios parcelados em até 3x sem juros (estamos estudando a possibilidade de oferecer até 6x, mas aí teria que ser tudo com juros)

Captura de Tela 2016-03-03 às 10.47.27.png

 

2 - Repasse é feito direto na conta bancária do realizador (sem intermediários como Moip e Paypal)

3 - Repasse é feito em até 10 dias úteis a partir do último dia de captação

4 - Editor de projetos com uma usabilidade bem melhor

Captura de Tela 2016-03-03 às 10.46.14.png

 

5 - Maior responsividade no mobile (hoje 30% dos apoios são feitos pelo celular)

6 - Dashboard de campanha pra acompanhar a evolução da arrecadação dia-a-dia

7 - Tabela de origem de apoios e a possibilidade criar links referenciados específicos pra saber como cada ação de marketing está convertendo para a campanha

Captura de Tela 2016-03-03 às 10.49.59.png

8 - Você define o momento que o seu projeto vai ser publicado

9 - Não existem mas os créditos do Catarse e os reembolsos são feitos de forma automática caso o projeto não bata a meta nas campanhas Tudo ou Nada.

10 - Catarse flex: para quem vai fazer um projeto acontecer de qualquer jeito e coseguirá entregar as recompensas independente do valor captado (recomendado para eventos, compras sob demanda de jogo já existente).

O que mais preciso saber?

Não bastasse essa enxurrada de informações, separamos alguns materiais chave para você se aprofundar e planejar sua campanha de financiamento coletivo:

1 - 6 dicas do pessoal da AceStudios, criadores do Warzoo

2 - Duas décadas de experiência em marketing em 6 dicas de planejamento de campanha, do Ivan Costa (sócio da CCXP)

3 - Atingir a meta não é o fim da campanha! O que são e como usar as metas estendidas

4 - Como usar o Facebook Ads na sua campanha de crowdfunding

5 - Pesquisa Retrato do Financiamento Coletivo no Brasil

6 - Role os Dados: Design e Marketing no Financiamento Coletivo de Jogos, do Davi Rodrigues, criador da campanha do card game Cidade Dorme.

Tenha acesso aos dados usados nesse post

Sabendo que tem gente que gostaria de investigar ainda mais o cenário brasileiro de jogos e financiamento coletivo, resolvemos disponibilizar os dados brutos que foram utilizados para este post por aqui.

Que outras informações vocês gostariam de saber do mundo dos jogos em financiamento coletivo? Deixem seus comentários para, quem sabe, nutrirmos esse post com ainda mais informações.

 

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