Área Catarse de Protótipos: mais um ano fomentando a inovação na área de jogos analógicos no DOFF

Nos dias 01 e 02 de junho de 2024 acontece o Diversão Offline, o maior evento de jogos de tabuleiro e RPG da América Latina, no ProMagno Centro de Eventos, em São Paulo. Desde 2015 a feira tem como objetivo acompanhar o grande movimento do mercado nacional de jogos e entretenimento e o Catarse estará presente em mais um ano com a Área Catarse de Protótipos, dando espaço e visibilidade para idealizadores.

Em um mundo cada vez mais mergulhado no digital, o DOFF propõe um encontro de entusiastas por jogos fora das telas. A iniciativa nasceu do desejo de criar um ambiente atrativo, confortável e de qualidade para os fãs de jogos e apaixonados pela cultura nerd. A expectativa é que a edição de 2024 receba até 13 mil visitantes durante os dias de evento e Fernanda Sereno, organizadora do DOFF, promete novidades: "esse ano teremos novos espaços, como a Arena Tanares RPG, totalmente dedicada ao freeplay do hobby, e uma área de experiências do evento, que terá desde uma exibição exclusiva da nova linha de jogos da Hasbro até um espaço de tatuagens geek".

Além dos espaços dedicados aos expositores, autores independentes e editoras, é possível participar de interação e debates por meio de palestras ministradas por especialistas tanto do cenário nacional quanto internacional.

A Área Catarse de Protótipos

Dentro do DOFF, a Área Catarse de Protótipos busca incentivar a criatividade e inovação na área de jogos analógicos, fomentar o mercado nacional e auxiliar designers de jogos de tabuleiro e RPG a exibirem seu trabalho a um grande público, outros designers e editoras nacionais.

A Área oferece uma oportunidade única para coletar feedbacks preciosos para o desenvolvimento de cada jogo e para o público, que tem a chance de experimentar todos em primeira mão. Alguns jogos testados na Área Catarse de Protótipos em edições anteriores foram, inclusive, financiados com sucesso na plataforma.

Para Fernanda Sereno, organizadora do DOFF, “esse apoio é fundamental pra mostrar aos gamedesigners que o mercado está olhando pra eles e valorizando suas ideias, além de ser uma oportunidade única de se mostrarem para editoras e publicadoras de jogos”. E a Área vem construindo um histórico bastante promissor.

Um case de sucesso

Quem trabalha com desenvolvimento de jogos sabe que existe muito trabalho até que um projeto possa ser apresentado pela primeira vez , como foi o caso do Geekmon Capture. Arthur Casulli e Karina Alves começaram a idealizar o jogo dois anos antes da sua apresentação no DOFF. "O jogo já vinha recebendo elogios e a gente já via que o público estava gostando, mas o DOFF seria a virada de chave para entender o que o público achava, pelo tamanho da exposição do evento", contam.

A Área Catarse de Protótipos é uma excelente oportunidade para que desenvolvedores possam entender a reação do público para além de apenas um feedback de jogabilidade inicial. No caso de Arthur e Karina, a preocupação em ter uma apresentação visual já avançada, atraente e o jogo praticamente finalizado deu certo.

O Geekmon Capture é um jogo de destreza dinâmico, divertido e cheio de referências geek sobre capturar monstrinhos e mais de 60 pessoas tiveram a oportunidade de jogá-lo apenas durante os dias de evento. "O DOFF foi tão incrível que foi ali que percebemos que o jogo estava pronto para ser lançado no Catarse", contam Arthur e Karina. Foi também durante o evento que aconteceu seu primeiro contato com Leandro Saioneti, Analista de Projetos na plataforma. "Eu gostei bastante do projeto e falei que estava à disposição para conversar, que era um jogo que com certeza tinha margem para poder se trabalhar em um projeto de financiamento coletivo", conta Leandro.

Com o feedback da Área de Protótipos e a resposta do público, Arthur e Karina deram os próximos passos. Entre agosto de 2023 e março de 2024, planejaram o lançamento da campanha no Catarse em um verdadeiro trabalho de divulgação estratégica, feita com base na experiência no evento. Com o link da página de lançamento foi possível construir uma base de apoiadores que já esperavam pela oportunidade de, finalmente, financiar o jogo. Mais uma vez a iniciativa deu certo.

Em menos de 3 horas o Geekmon Capture foi financiado e, no fechamento da campanha, em maio, o projeto contou com mais de 700 apoiadores e 853% da meta atingida. "Foi a nossa participação na área de protótipos do DOFF do ano passado que catalisou tudo isso", afirmam Arthur e Karina.

"Foi mesmo um jogo que seguiu exatamente a jornada que gostaríamos de ver com os projetos que surgem na Área de Protótipos, ou que se desenvolvem por completo por lá", explica Leandro. Por conta da demanda, o Geekmon Capture abriu, inclusive, seu Late Pledge, uma oportunidade limitada para aqueles que não puderam apoiar a campanha num primeiro momento.

Para a edição deste ano, 24 projetos foram selecionados para a Área Catarse de Protótipos que promete, mais uma vez, incentivar a criatividade e inovação. "Ter a chance de apresentar os mais diferentes protótipos em um evento que reúne o maior público de jogos da América Latina é uma oportunidade única", completa Leandro Saioneti.

Clique aqui e confira os selecionados para a Área Catarse de Protótipos de 2024!

Laura Brand
Editora, coordenadora editorial, jornalista, comunicadora e criadora de conteúdo. Especializou-se no mercado editorial e no trabalho com os livros por instituições como PUC Minas e Columbia Journalism School.

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Em um mundo cada vez mais mergulhado no digital, o DOFF propõe um encontro de entusiastas por jogos fora das telas. A iniciativa nasceu do desejo de criar um ambiente atrativo, confortável e de qualidade para os fãs de jogos e apaixonados pela cultura nerd. A expectativa é que a edição de 2024 receba até 13 mil visitantes durante os dias de evento e Fernanda Sereno, organizadora do DOFF, promete novidades: "esse ano teremos novos espaços, como a Arena Tanares RPG, totalmente dedicada ao freeplay do hobby, e uma área de experiências do evento, que terá desde uma exibição exclusiva da nova linha de jogos da Hasbro até um espaço de tatuagens geek".

Além dos espaços dedicados aos expositores, autores independentes e editoras, é possível participar de interação e debates por meio de palestras ministradas por especialistas tanto do cenário nacional quanto internacional.

A Área Catarse de Protótipos

Dentro do DOFF, a Área Catarse de Protótipos busca incentivar a criatividade e inovação na área de jogos analógicos, fomentar o mercado nacional e auxiliar designers de jogos de tabuleiro e RPG a exibirem seu trabalho a um grande público, outros designers e editoras nacionais.

A Área oferece uma oportunidade única para coletar feedbacks preciosos para o desenvolvimento de cada jogo e para o público, que tem a chance de experimentar todos em primeira mão. Alguns jogos testados na Área Catarse de Protótipos em edições anteriores foram, inclusive, financiados com sucesso na plataforma.

Para Fernanda Sereno, organizadora do DOFF, “esse apoio é fundamental pra mostrar aos gamedesigners que o mercado está olhando pra eles e valorizando suas ideias, além de ser uma oportunidade única de se mostrarem para editoras e publicadoras de jogos”. E a Área vem construindo um histórico bastante promissor.

Um case de sucesso

Quem trabalha com desenvolvimento de jogos sabe que existe muito trabalho até que um projeto possa ser apresentado pela primeira vez , como foi o caso do Geekmon Capture. Arthur Casulli e Karina Alves começaram a idealizar o jogo dois anos antes da sua apresentação no DOFF. "O jogo já vinha recebendo elogios e a gente já via que o público estava gostando, mas o DOFF seria a virada de chave para entender o que o público achava, pelo tamanho da exposição do evento", contam.

A Área Catarse de Protótipos é uma excelente oportunidade para que desenvolvedores possam entender a reação do público para além de apenas um feedback de jogabilidade inicial. No caso de Arthur e Karina, a preocupação em ter uma apresentação visual já avançada, atraente e o jogo praticamente finalizado deu certo.

O Geekmon Capture é um jogo de destreza dinâmico, divertido e cheio de referências geek sobre capturar monstrinhos e mais de 60 pessoas tiveram a oportunidade de jogá-lo apenas durante os dias de evento. "O DOFF foi tão incrível que foi ali que percebemos que o jogo estava pronto para ser lançado no Catarse", contam Arthur e Karina. Foi também durante o evento que aconteceu seu primeiro contato com Leandro Saioneti, Analista de Projetos na plataforma. "Eu gostei bastante do projeto e falei que estava à disposição para conversar, que era um jogo que com certeza tinha margem para poder se trabalhar em um projeto de financiamento coletivo", conta Leandro.

Com o feedback da Área de Protótipos e a resposta do público, Arthur e Karina deram os próximos passos. Entre agosto de 2023 e março de 2024, planejaram o lançamento da campanha no Catarse em um verdadeiro trabalho de divulgação estratégica, feita com base na experiência no evento. Com o link da página de lançamento foi possível construir uma base de apoiadores que já esperavam pela oportunidade de, finalmente, financiar o jogo. Mais uma vez a iniciativa deu certo.

Em menos de 3 horas o Geekmon Capture foi financiado e, no fechamento da campanha, em maio, o projeto contou com mais de 700 apoiadores e 853% da meta atingida. "Foi a nossa participação na área de protótipos do DOFF do ano passado que catalisou tudo isso", afirmam Arthur e Karina.

"Foi mesmo um jogo que seguiu exatamente a jornada que gostaríamos de ver com os projetos que surgem na Área de Protótipos, ou que se desenvolvem por completo por lá", explica Leandro. Por conta da demanda, o Geekmon Capture abriu, inclusive, seu Late Pledge, uma oportunidade limitada para aqueles que não puderam apoiar a campanha num primeiro momento.

Para a edição deste ano, 24 projetos foram selecionados para a Área Catarse de Protótipos que promete, mais uma vez, incentivar a criatividade e inovação. "Ter a chance de apresentar os mais diferentes protótipos em um evento que reúne o maior público de jogos da América Latina é uma oportunidade única", completa Leandro Saioneti.

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