“Tormenta”: a criação de um universo e comunidade engajada que celebra 25 anos

A Jambô abriu as portas em 2002, mas foi só em 2005 que o famoso Trio Tormenta, composto por Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e JM Trevisan, entrou na jogada ao escolher essa editora como a paladina que daria continuidade à publicação de Tormenta.

De lá para cá, se passaram muitos anos, afinal, estamos em 2024, e a comunidade em torno de Tormenta só cresce. Para celebrar o marco dos 25 anos, que tal conhecer a história dessa jornada épica e se preparar para a nova aventura que está por vir?

A jornada de Tormenta: da primeira aventura ao mundo expandido

A primeira jogada: em 1999, Marcelo, Rogério e J.M. Trevisan deram vida a Tormenta, um cenário de RPG que rapidamente conquistou o Brasil. Lançado como um encarte na revista Dragão Brasil, da Editora Trama – mais tarde renomeada de Editora Talismã e por fim Melody –, o projeto logo ganhou seu primeiro suplemento, introduzindo o mundo de Arton e suas primeiras aventuras.

Só que a criatividade e a paixão dos criadores fizeram com que Tormenta se expandisse rapidamente. O cenário se popularizou e diversificou, transformando-se em um verdadeiro fenômeno nacional.

As jogadas seguintes: nos anos adjacentes foi surgindo cada vez mais novos materiais do universo, inclusive alguns criados por fãs, que também pediam novas edições e revisões, o que resultou em algumas mudanças nos sistemas usados. Em 2001 foi lançada a terceira edição de Tormenta, uma adaptação para Daemon, um outro sistema brasileiro.

Guias e expansões: em 2005, foram lançados os Guias do mestre, Guias do jogador, enriquecendo o cenário com detalhes e mecânicas aprofundadas. Suplementos como Área de Tormenta e Valkaria: cidade sob a deusa seguiram, ampliando ainda mais o universo.

Mudança de tablado: em 2005, Tormenta passa a fazer parte da Jambô, e o que antes era um trio se tornou um quinteto, um grupo que é composto pelos três autores originais, além de Guilherme Dei Svaldi e Leonel Caldela.

Romances e quadrinhos: em 2006, foi lançado o romance O inimigo do mundo, de Leonel Caldela; a edição definitiva de Holy Avenger, em 2010, série de Marcelo Cassaro e Erica Awano vencedora do Troféu HQ Mix e finalista do International Manga Awards; e no ano seguinte, o mangá Ledd de J. M. Trevisan e Lobo Borges contribuíram para a expansão da narrativa e a popularização do cenário.

Atualizações e modernização: o ano de 2010 trouxe importantes atualizações, com o lançamento de Tormenta RPG, o primeiro RPG completo exclusivo de Tormenta. Em 2013, foi a vez do primeiro financiamento coletivo do cenário, aqui no Catarse, com Tormenta: o desafio dos deuses. No ano seguinte veio Império de Jade, A joia da alma, escrito por Karen Soarele, e em 2018 Ataque a Khalifor e A flecha de fogo. Essas narrativas introduziram novas terras e culturas em seus jogos.

O grande marco: a Jambô abriu, no dia 10 de maio de 2019, a campanha de Tormenta 20 aqui, no Catarse, e fechou no dia 9 de julho com 6.352 apoios, arrecadando mais de 1 milhão de reais e consolidando-se, na época, como o maior financiamento coletivo criativo do Catarse e do Brasil. A nova edição trouxe regras atualizadas e modernização, atraindo tanto novos jogadores quanto veteranos. Nesse mesmo ano foi publicado o sexto romance situado no cenário, A deusa no labirinto, por Karen Soarele.

A presença nas redes sociais: o que começou com um trio se transformou em uma das maiores comunidades do maior universo de fantasia do país. Desde 1999, surgiram diversos canais e redes sociais, e Tormenta entrou e segue no jogo, as utilizando para interagir com dezenas de milhares de fãs. Há um blog repleto de informações, um fórum da Jambô para tirar dúvidas com demais jogadores, o grupo Masmorra de Valkaria e uma página no Facebook, diversos vídeos no canal do YouTube e no Discord, lives na Twitch, além de muito compartilhamento de conteúdo e informações no Instagram, TikTok e no X (antigo Twitter).

O legado continua: Tormenta 25 anos e além

É clichê e batido, mas faz todo o sentido no contexto: o aniversário é da equipe que vem trabalhando em Tormenta há 25 anos, mas quem vai ganhar o presente é você.

Para celebrar essa marca histórica de anos de publicação ininterrupta, a Jambô criou a campanha Tormenta 25 Anos, permitindo que você explore o mundo de Arton, encontre sua comunidade e viva a maior aventura da sua vida.

A campanha, na modalidade tudo-ou-nada, foi um sucesso garantido em apenas 12 horas, mas você ainda pode apoiar! Garantir a coleção Deuses & Heróis, que inclui os lançamentos Deuses de Arton e Heróis de Arton, em formato de capa dura e coloridos, oferecendo centenas de novas opções para enriquecer suas aventuras de RPG!

Além dos livros, a campanha também viabiliza colecionáveis inéditos do Mestre Arsenal e da Rainha-Imperatriz Shivara, produzidos pela Iron Studios, além de muitas outras recompensas imperdíveis que você pode conferir na página da campanha, e uma programação repleta de atividades gratuitas no canal do YouTube da Jambô.

____________________________

LEIA TAMBEM:

Relato da Jambô após o desastre hidrológico no Rio Grande do Sul

A arte de pedir como um modelo de negócio sustentável

Lorena Camilo
Mestra em Estudos Literários na área de pesquisa Literaturas Modernas e Contemporâneas; e bacharel em Letras em duas ênfases, Estudos sobre Edição com formação complementar em Comunicação Social e em Estudos Literários pela UFMG. É editora, revisora e redatora, além de aficionada por arte e cultura pop.

Talvez você se interesse...

“Tormenta”: a criação de um universo e comunidade engajada que celebra 25 anos

A Jambô abriu as portas em 2002, mas foi só em 2005 que o famoso Trio Tormenta, composto por Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e JM Trevisan, entrou na jogada ao escolher essa editora como a paladina que daria continuidade à publicação de Tormenta.

De lá para cá, se passaram muitos anos, afinal, estamos em 2024, e a comunidade em torno de Tormenta só cresce. Para celebrar o marco dos 25 anos, que tal conhecer a história dessa jornada épica e se preparar para a nova aventura que está por vir?

A jornada de Tormenta: da primeira aventura ao mundo expandido

A primeira jogada: em 1999, Marcelo, Rogério e J.M. Trevisan deram vida a Tormenta, um cenário de RPG que rapidamente conquistou o Brasil. Lançado como um encarte na revista Dragão Brasil, da Editora Trama – mais tarde renomeada de Editora Talismã e por fim Melody –, o projeto logo ganhou seu primeiro suplemento, introduzindo o mundo de Arton e suas primeiras aventuras.

Só que a criatividade e a paixão dos criadores fizeram com que Tormenta se expandisse rapidamente. O cenário se popularizou e diversificou, transformando-se em um verdadeiro fenômeno nacional.

As jogadas seguintes: nos anos adjacentes foi surgindo cada vez mais novos materiais do universo, inclusive alguns criados por fãs, que também pediam novas edições e revisões, o que resultou em algumas mudanças nos sistemas usados. Em 2001 foi lançada a terceira edição de Tormenta, uma adaptação para Daemon, um outro sistema brasileiro.

Guias e expansões: em 2005, foram lançados os Guias do mestre, Guias do jogador, enriquecendo o cenário com detalhes e mecânicas aprofundadas. Suplementos como Área de Tormenta e Valkaria: cidade sob a deusa seguiram, ampliando ainda mais o universo.

Mudança de tablado: em 2005, Tormenta passa a fazer parte da Jambô, e o que antes era um trio se tornou um quinteto, um grupo que é composto pelos três autores originais, além de Guilherme Dei Svaldi e Leonel Caldela.

Romances e quadrinhos: em 2006, foi lançado o romance O inimigo do mundo, de Leonel Caldela; a edição definitiva de Holy Avenger, em 2010, série de Marcelo Cassaro e Erica Awano vencedora do Troféu HQ Mix e finalista do International Manga Awards; e no ano seguinte, o mangá Ledd de J. M. Trevisan e Lobo Borges contribuíram para a expansão da narrativa e a popularização do cenário.

Atualizações e modernização: o ano de 2010 trouxe importantes atualizações, com o lançamento de Tormenta RPG, o primeiro RPG completo exclusivo de Tormenta. Em 2013, foi a vez do primeiro financiamento coletivo do cenário, aqui no Catarse, com Tormenta: o desafio dos deuses. No ano seguinte veio Império de Jade, A joia da alma, escrito por Karen Soarele, e em 2018 Ataque a Khalifor e A flecha de fogo. Essas narrativas introduziram novas terras e culturas em seus jogos.

O grande marco: a Jambô abriu, no dia 10 de maio de 2019, a campanha de Tormenta 20 aqui, no Catarse, e fechou no dia 9 de julho com 6.352 apoios, arrecadando mais de 1 milhão de reais e consolidando-se, na época, como o maior financiamento coletivo criativo do Catarse e do Brasil. A nova edição trouxe regras atualizadas e modernização, atraindo tanto novos jogadores quanto veteranos. Nesse mesmo ano foi publicado o sexto romance situado no cenário, A deusa no labirinto, por Karen Soarele.

A presença nas redes sociais: o que começou com um trio se transformou em uma das maiores comunidades do maior universo de fantasia do país. Desde 1999, surgiram diversos canais e redes sociais, e Tormenta entrou e segue no jogo, as utilizando para interagir com dezenas de milhares de fãs. Há um blog repleto de informações, um fórum da Jambô para tirar dúvidas com demais jogadores, o grupo Masmorra de Valkaria e uma página no Facebook, diversos vídeos no canal do YouTube e no Discord, lives na Twitch, além de muito compartilhamento de conteúdo e informações no Instagram, TikTok e no X (antigo Twitter).

O legado continua: Tormenta 25 anos e além

É clichê e batido, mas faz todo o sentido no contexto: o aniversário é da equipe que vem trabalhando em Tormenta há 25 anos, mas quem vai ganhar o presente é você.

Para celebrar essa marca histórica de anos de publicação ininterrupta, a Jambô criou a campanha Tormenta 25 Anos, permitindo que você explore o mundo de Arton, encontre sua comunidade e viva a maior aventura da sua vida.

A campanha, na modalidade tudo-ou-nada, foi um sucesso garantido em apenas 12 horas, mas você ainda pode apoiar! Garantir a coleção Deuses & Heróis, que inclui os lançamentos Deuses de Arton e Heróis de Arton, em formato de capa dura e coloridos, oferecendo centenas de novas opções para enriquecer suas aventuras de RPG!

Além dos livros, a campanha também viabiliza colecionáveis inéditos do Mestre Arsenal e da Rainha-Imperatriz Shivara, produzidos pela Iron Studios, além de muitas outras recompensas imperdíveis que você pode conferir na página da campanha, e uma programação repleta de atividades gratuitas no canal do YouTube da Jambô.

____________________________

LEIA TAMBEM:

Relato da Jambô após o desastre hidrológico no Rio Grande do Sul

A arte de pedir como um modelo de negócio sustentável

Sobre quem falamos nessa história

No items found.

Sobre quem falamos nessa história

No items found.

Traga seu projeto criativo ao mundo!

Comece seu projeto